sábado, 16 de maio de 2009

Live together, die alone

(Com SPOILERS para quem não assistiu ao último episódio da 5ª temporada!)


Finalmente terminei de ver o último episódio da última temporada que tínhamos para responder a alguns - só alguns! - dos mistérios de Lost. E não foi isso que aconteceu.

Tudo bem que os mistérios dão o gás da série, mas já era hora de os produtores começarem a responder algumas coisas. Pelo menos para satisfazer os fãs. Mas em "The incident" percebemos que a série não passa de uma novela da Globo: todos os mistérios serão resolvidos no último capítulo, que, para nós, é a última temporada, no ar em janeiro de 2010.

E o que foi esse último episódio! Na minha opinião, foi o pior fim de temporada de todas. Foi um episódio de total ação, tensão e suspense, mas nada comparado ao final da quarta, quando a ilha - blup! - desapareceu no meio da água, ou da terceira, com a morte de Charlie. Em vez de solucionarem ou discutirem questões importantes como viagens no tempo, bomba de hidrogênio, eletromagnetismo, monstro de fumaça e Jacob - finalmente apareceu, mas só para aumentarem as perguntas -, vemos Sawyer e Juliet tendo DR no meio da selva! Como assim?? Juliet sempre foi centrada e racional, não faz parte da personalidade da personagem dizer "Eu te vi olhando pra ela". A essa altura do campeonato vai ficar de ciuminho besta pra cima de Sawyer e Kate?

Kate também é outra, deveria ter morrido. Saiu da ilha, teve um romance com Jack, não deu certo e quis voltar pra lá pra ver se conseguia encontrar Sawyer e reacender a antiga paixão - sim, porque, para mim, sua vontade de achar Claire e devolver Aaron à mãe é só um pretexto heroico. Chegando lá, só o que encontrou foi um Jim LaFleur redimido e apaixonado por Juliet, sua antiga rival em relação a Jack. O que ela quer da vida? E agora, com Juliet morta (será?), voltemos ao triângulo amoroso original... Afff...

A única função de Sayid durante toda a temporada foi ter atirado em Ben, o que nos cria um paradoxo: como Ben não tem a lembrança de que o homem que atirou nele quando criança era o iraquiano? Se quando Daniel Faraday falou com Desmond na escotilha, o Brotha acordou com essa memória, por que o mesmo não aconteceu a Ben? Assim como quando Ben sequestrou Alex em 1988 e Danielle Rousseau o prendeu em 2004... Como uma mãe se esqueceria do rosto do homem que lhe roubou a filha recém-nascida?

Sun e Jin foram outros dois desperdiçados. Sun, então, mais ainda: abandonou Ji Yeon para ir atrás do marido naquela ilha louca - ninguém em sã consciência faz isso, ainda mais correndo sérios riscos de não voltar nunca mais para o mundo real - e, chegando lá, não passa de um fardo tagarela para Ben e Locke (ou falso Locke, enfim), fazendo toda sorte de perguntas cujas respostas até nós, os espectadores, já sabemos. Não acrescentou nada!

Ao menos um elogio devo fazer: a espetacular capacidade de interpretação do ator Michael Emerson. Que ator sensacional! Não é de hoje que Michael Emerson dá um show com Benjamin Linus: vilão, bonzinho ou simples marionete? A especulação de que Locke e Ben, os dois grandes personagens, tenham sido simplesmente usados por uma entidade maior, mais poderosa e enigmática, é de deixar o queixo cair com mais uma (mais uma!) reviravolta na série.

Mas de que adiantam tantas reviravoltas se nada é resolvido? Quero deixar claro que sou completamente apaixonada e fanática por Lost, que seus mistérios e todo o suspense me intrigam e me fascinam e que uma parte de mim sofre por ter que fazer tantas críticas à minha série favorita, mas acho que os fãs - mesmo os mais ardorosos - já estão cansados de tantas perguntas. O que foi aquele clarão? O incidente era explodir a bomba ou não explodi-la? Por que Richard Alpert e Jacob não envelhecem? Por que Jacob visitou os Oceanic 6 e queria que eles voltassem à ilha? O que aconteceu com o resto da estátua egípcia? Por que "Locke" matou Jacob? Se Ben e Locke sabem que aquele acontecimento na cabana de Jacob foi uma farsa, quem era aquele homem que aparece de relance sentado na cadeira e cuja voz fala "Help me" para Locke? E como acontece aquela revolução dentro da cabana apenas pelo fato de Locke ter acendido uma lanterna? Quem era aquele homem misterioso do início do episódio? Se Locke estava no caixão, quem é o homem que está dentro da estátua com Ben e Jacob? Onde estão Claire e Christian Shephard? E o flashback de Rousseau?

Só em 2010. O futuro nos condena.

(Ah, eu terminei de assistir ao episódio às 16h42, juro! Dois números malditos! Que medo, hein? rs)

3 comentários:

  1. Putz... acxho que vc não entendeu muito bem o final da temporada... hehehehe

    Eu achei que, depois da primeira temporada, esse foi o melhor final, apesar de ruim...

    Teve temporada que o final parecia fim de episódio normal. Sem nada de mais e medíocre. Esse, pelo menos, falou mais do que eu esperava. O problema é que vc deve ter esperado muito mais do que aconteceu, provavelmente.

    Me respondeu bastante coisa. Se quiser, com tempo, a gente conversa mais sobre quando vc vier me visitar! Que tal? =))

    ResponderExcluir
  2. "melhor final, apesar de ruim"? Explique. rs
    "falou mais do que eu esperava", como o que por exemplo?
    "acho que vc não entendeu muito bem o final da temporada" hahaha então, explica.
    "O problema é que vc deve ter esperado muito mais do que aconteceu". Sim, com certeza, até porque eu já tinha lido spoilers e tava na maior expectativa.
    Provavelmente, só irei te visitar quando o Raul nascer, moça! Infelizmente. Tô muito enrolada com a monografia, tenho menos de um mês para escrever e entregar.
    Vê se me explica! rs

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Explico, mas por aqui?? vou colocar umas 3 páginas! Como disse, a gente conversa melhor face to face. ;)

    Bjo grandão pra ti!!

    ResponderExcluir