domingo, 3 de maio de 2009

Cozinhando com Midori

Acho que todo mundo sabe que sou um zero à esquerda na cozinha. Até acho legal cozinhar, e invejo as pessoas que sabem fazer uma comida cheirosinha e, principalmente, sozinhas - ou seja, sem a ajuda de outrem, como a mãe, por exemplo rs

Desde que comecei a namorar, quis me aventurar um pouco mais. Até porque meu namorado cozinha, aliás, se aventura melhor que eu no fogão. A primeira iguaria que ele fez pra mim foi um bolo de chocolate. Não sou muito chegada a doces, mas adoro um bolo de chocolate. Vocês podem pensar: "Pô, bolo de chocolate é mole!" Sim, é mole de fazer, o dele é mais mole ainda, é uma receita diferente, no liquidificador. Mas pra me prender tem que ser pelo estômago. E ele conseguiu. hehe

Então, o fato de ele saber me incentivou um pouco mais. Um desafio. rs Há uns dois finais de semana eu resolvi me aventurar. Fiz bolo de chocolate, de cenoura... E ontem fiz bolinho de arroz e um creme de chocolate - cujo nome na receita original é Danette, aquele da Danone, nem sei se ainda existe. Enfim, fica gostoso, mas o gosto não é muito parecido com o Danette não, por isso mudei o nome para creme de chocolate mesmo. rs

Vou passar as receitas pra vocês. Todo mundo que cozinha deve saber fazer, não precisam me zoar. É muito fácil - se eu fiz e deu certo, pode acreditar que com você, se também for um zero à esquerda na cozinha, dará.

Bolinho de arroz

Bom, para fazer o bolinho de arroz você tem que saber pelo menos fazer o arroz, né? Vamos lá:

- 2 xícaras de arroz cozido
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de farinha de rosca
- 1 colher de chá rasa de fermento (opcional)
- 2 colheres de sopa de queijo ralado (ou mais, se quiser)
- sal (pitadinha porque o arroz cozido já vai ter sal)
- salsa picada

Junte, numa bacia, os ovos, a salsa picada, a farinha, o queijo ralado e o arroz já cozido. Misture bem e coloque fermento em pó para dar leveza à massa. Você pode colocar ou não o fermento, não faz lá muita diferença não. Depois de tudo bem misturado, veja se a massa não está muito molhada - se estiver, coloque mais farinha de rosca. Se ficar molhada demais, o bolinho se abre na hora de fritar e fica todo moloide.
 
A quantidade de arroz cozido, ovo e colheres de farinha de rosca são proporcionais. Ou seja, se você fizer 4 xícaras de arroz, serão 4 ovos e 8 colheres de farinha de rosca, tá? Você não precisa seguir essas quantidades estritamente à risca, já que deve sempre observar se a massa está seca ou molhada demais.

Para fritar, encha a frigideira de óleo até a metade e deixe-o ficar bem quente para que os bolinhos não encharquem. Para saber se o óleo está no ponto, pingue uma pequena quantidade de massa nele: ela deverá ficar na superfície e formar bolhas na fritura rapidamente. Mas não frite muitas unidades ao mesmo tempo - até uns cinco está bom -, senão o óleo esfria mais rápido e os bolinhos ficam encharcados.

É isso. Fiz essa quantidade ontem que rendeu aproximandamente 25 bolinhos. Mas também depende do tamanho, né? Enrolei mais ou menos do tamanho daqueles kibes de festa.

Creme de chocolate (Danette falsificado)

Mais fácil que isso só gelatina. Misture numa panela 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado e 2 caixas de pó para pudim de chocolate - olha o merchandising: o da Royal é o melhor. Depois de tudo misturado - tome cuidado para não empelotar o pó do pudim -, leve a panela ao fogo e mexa até engrossar. Tire do fogo e espere esfriar. Depois, misture 1 lata de creme de leite sem soro. Acabou.

Vocês podiam me dar dicas de coisas fáceis nos comentários, hein? Eu ia gostar muito!

Até a próxima aventura! hahahaha

 

3 comentários:

  1. midori virtual e gastronômica! que chique... eu tb tenho um vc já visitou? deixe seu comentário!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. eu indico esse danette falsificado... made in japan, será?

    muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas de que mais gosto de fazer é comer. Tinha que ter comida no meu blog, né? rs

    ResponderExcluir